[vc_row][vc_column][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vntd_hero_section top_heading=”Soluções de Mídia” heading=”13 dicas avançadas para campanhas de retargeting” subtitle=”” btn1_label=”” images=”7002130″ bg_overlay=”custom” bg_overlay_color=”#0a0a0a” height=”custom” height_custom=”500px” content_width=”narrow” content_offset=”50 px” parallax=”no” heading_fs=”64px” heading_tt=”normal”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/12″][/vc_column][vc_column width=”9/12″][vc_column_text css=”.vc_custom_1520577206276{margin-top: 50px !important;}”][/vc_column_text][vc_column_text]Em todas as indústrias, a taxa média de conversão varia entre 2 e 3%. E temos que encarar que a maioria das pessoas simplesmente não vai converter na primeira visita ao nosso site. É por isso que o retargeting é tão importante em qualquer estratégia online.
Como conectores do ecossistema de adtech, trabalhamos com a Outbrain e ficamos muito empolgados com as ferramentas e os recursos que podem ajudar a maximizar as ações de retargeting, como, por exemplo, usar as tags de terceiros – como as do Google ou Facebook – para a entrega de mídia no target idealizado nas campanhas.
Com as audiências customizadas da Outbrain, redirecionar os usuários para o seu site através da rede premium da plataforma é outra maneira ótima de complementar estratégias de retargeting do Google e do Facebook, e trabalhar diferentes canais de forma integrada.
Separamos e traduzimos as 13 dicas avançadas para campanhas de retargeting publicadas pela Outbrain, originalmente em inglês, no artigo 13 Advanced Retargeting Tips to Take Your ROI to the Next Level. Elas com certeza levarão seu ROI ao próximo nível:
1. Reimpacte leitores com mídia orgânica amplificada
A excelente cobertura da imprensa e as críticas positivas de terceiros ajudam seu negócio a crescer. Com Outbrain, você pode promover facilmente a mídia orgânica conquistada em toda a rede de publishers da plataforma.
Ainda assim, porém, pode ser difícil alcançar as pessoas que lerem esse conteúdo de mídia espontânea. Nesse caso, a medida é instalar um pixel de retargeting que é acionado quando alguém clica no conteúdo recomendado. Isso é o que você pode fazer com a third-party tag da Outbrain. Você não está limitado a reimpactar apenas as pessoas que acessam seu conteúdo próprio. Você pode alcançar os usuários de terceiros, que leram alguma excelente cobertura da imprensa sobre sua marca, por exemplo.
2. Retargeting pelos seus resultados de pesquisa orgânica e paga do Google
Sua mensagem de retargeting só é eficaz se for personalizada para o público específico. Se alguém visita seu website por meio de um termo de pesquisa específico, isso mostra um nível de intenção alto. O próximo anúncio ou peça de conteúdo que você exibir no Facebook, na Rede de Display do Google ou na Outbrain deve estar relacionado ao termo de pesquisa que eles usaram para ser eficaz.
Você pode fazer isso facilmente criando uma lista de usuários de retargeting por assunto de grupo de anúncios usando o parâmetro UTM. Aqui vai um exemplo de como se faz na Outbrain: aqueles que pesquisam com as palavras-chave “promover meu vídeo do YouTube” e clicam no nosso anúncio, chegam a essa página <https://www.outbrain.com/get-your-content-discovered-3-youtube?utm_source=google-US&utm_medium=cpc&utm_campaign=US-Search-YouTube-Text>.
Se eles não fizerem a conversão na visita à página, o seguinte anúncio de retargeting é fornecido no Facebook, Instagram ou Twitter:
E também os redirecionaremos com um artigo de instruções do YouTube sobre a rede de descoberta de conteúdo da Outbrain:
3. Reimpacte as pessoas que passam mais tempo no seu site
Ao ficar de olho em suas análises, você deve ter uma boa compreensão de quanto tempo os visitantes gastam em seu site antes de fazer uma conversão. Para a Outbrain, por exemplo, são cerca de cinco minutos. Por isso, eles criam uma lista de retargeting específica para visitantes que passam quatro minutos ou mais no site durante uma única visita.
A dica é observar esse tempo médio e trabalhá-lo como fator em sua estratégia de retargeting. Obviamente, por outro lado, não se preocupe com usuários que permaneceram 10 segundos em seu site, por exemplo. O baixo tempo de permanência pode ser justificado por um clique acidental, falta de interesse ou outro motivo, então não vale a pena investir energia e recurso para reimpactá-los.
4. Use o número de visitas a uma página específica dentro de um determinado período de tempo como critério
Vamos pegar páginas de estudo de caso ou depoimento de clientes como exemplo. As pessoas que as visitam estão claramente demonstrando interesse genuíno no que você tem a oferecer. Por isso, criar uma lista de retargeting para as pessoas que visitaram essas páginas mais de uma vez em um período de 10 dias pode ser uma estratégia inteligente.
5. Ofereça um cupom de desconto para aqueles que abandonaram o carrinho
Se alguém faz todo o caminho de conversão até a página de checkout, mas abandona o carrinho, pode significar que teve algum problema com o preço final. Uma maneira de atraí-los de volta é oferecer um cupom ou oferta especial via retargeting.
Para isso, usar técnicas de copywriting – como senso de urgência – pode ajudar. Coloque um limite de tempo na oferta (24 horas geralmente funciona) ou melhor ainda: se puder, vincule a oferta a um evento atual. O cliente não precisa necessariamente associar o anúncio a sua recente atividade no site.
Um exemplo de oferta de retargeting da Outbrain é esse anúncio para Facebook durante o March Madness 2018:
6. Retargeting por listas personalizadas de usuários
Um dos pontos positivos na tecnologia de retargeting é a capacidade de fazer upload de uma lista de endereços de e-mail em uma plataforma de sua escolha e alcançar essas pessoas específicas dentro dela. Então, se você tem uma lista de e-mails inscritos para um boletim informativo, você não está limitado a impactar as pessoas apenas por suas caixas de entrada.
Naturalmente, dependendo do tipo de negócio, certas listas de e-mail funcionarão melhor que outras. Em um negócio em que os produtos vendidos são B2B, as listas que contêm e-mails de trabalho tendem a ter um desempenho melhor do que as listas de e-mails pessoais.
7. Limite a frequência dos anúncios
Tudo em excesso fica negativo, e isso inclui retargeting. Ninguém quer ser perturbado ou incomodado por anúncios repetidos o tempo todo. Certifique-se de colocar um limite de anúncios a serem vistos por usuário. A recomendação da Outbrain é não mais do que duas ou três por dia.
8. Exponha menos anúncios em homepages e páginas institucionais
Na maioria das circunstâncias, se um usuário visita apenas sua página inicial ou páginas institucionais (“sobre”, por exemplo) provavelmente não está tão interessado quanto os clientes que exploram seu site mais profundamente. Assim, mostre menos anúncios para os visitantes casuais e invista mais naqueles que estão gastando tempo em suas páginas de produtos, por exemplo.
9. Reimpacte o usuário pelo número de dias desde sua última visita ao site
É fundamental mapear a jornada que deseja que seus visitantes realizem em seu site, e isso pode e deve ajudar no retargeting. Uma estratégia é exibir conteúdos e anúncios específicos com base em há quanto tempo eles visitaram o site pela última vez.
Na Outbrain, por exemplo, é usado um grupo de conteúdo entre o primeiro e o quinto dia desde a última visita do usuário. Um novo conjunto é usado para visitantes entre o sexto e o décimo dia. Por fim, outros anúncios são exibidos para quem visitou o site entre 11 e 15 dias atrás. Essa é uma tática muito usada para conduzir o usuário pelo funil de conteúdos, por isso precisa ser revisada e atualizada regularmente, para não ficar obsoleto ou cansativo.
10. Retargeting de clientes que já compraram para onboarding e upselling
Só porque o usuário já converteu não significa que sua estratégia de retargeting acabou. Você ainda pode – e deve – impactá-los com mensagens relevantes, que os ajudem a obter mais valor do seu produto ou mesmo que ajude-os a descobrir outros produtos. Para produtos ou serviços complexos, a educação é uma ótima oportunidade de retargeting para aprofundar a conexão com o cliente. Por isso, é importante trabalhar com sua equipe customer success para garantir orçamento e recursos para esse tipo de ação.
11. Retargeting com conteúdo que resolve problemas
Se um possível cliente visitar uma determinada página em sua Central de Ajuda, você sabe que é provável que ela esteja lidando com um problema específico. Usar o retargeting para apresentar uma solução – que pode ser um post do blog, por exemplo – pode ajudar a movê-los no funil. Essa dica tem tudo a ver com a anterior: educar seus clientes no momento certo é uma forma extremamente eficaz de adquirir e reter seu público – e o redirecionamento pode ser a tática ideal para isso.
12. Retargeting pela duração da assinatura de um cliente
Você tem clientes que compraram uma licença anual para o seu produto. No último mês de sua assinatura, você pode criar uma campanha para impactá-los com algumas mensagens que os lembrem e os incentivem a renová-la. Posteriormente, basta pausar a lista por 11 meses e, em seguida, reiniciar quando chegar a hora.
13. Retargeting para interesses dos usuários em geral com a mensagem certa
Digamos que você tenha uma lista geral de usuários que visitaram sua página inicial, mas não demonstraram um alto envolvimento. Um ótimo hack é cruzar o perfil de interesse deles (no Facebook ou Outbrain) com outros interesses demonstrados pelo engajamento deles na rede e impactá-los com o conteúdo adequado. Por exemplo, um retargeting para uma lista de usuários da rede Outbrain que demonstram interesse na categoria Jogos:
E esse é o conteúdo atual, com tema de jogos usados: <https://www.outbrain.com/blog/fortnite-content-marketing/>.
Use essa tática para promover sua marca para as listas gerais de público-alvo usando outros interesses. Isso também funciona bem!
Agora que você tem essas dicas de especialistas, esperamos que comece a aplicá-las o quanto antes para melhorar sua estratégia de retargeting.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”2/12″][vc_column_text css=”.vc_custom_1520577206276{margin-top: 50px !important;}”][/vc_column_text][vc_wp_categories el_class=”wpcategorias”][vc_wp_tagcloud title=”Tags” taxonomy=”post_tag”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]
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